Eu já passei por isso e já me questionei por que não consigo emagrecer. Não há nada pior que tentar emagrecer e não conseguir, você passa fome, se dedica, treina mas acaba comendo demais ou comendo errado e quando sobe na balança o peso continua o mesmo ou pior, você está mais pesado.

Se você está sofrendo para emagrecer, então você provavelmente sabe o que é ter vontade incontrolável de comer o tempo todo.

Mas não se preocupe, assim como você e outras milhares de pessoas eu também já passei por isso. Comer demais, compulsão alimentar é um problema mais comum que você imagina.

É por isso que, neste artigo, vou ajudá-lo a identificar a razão por que você está comendo demais e, em seguida, fornecer uma solução para o seu problema!

Eu sempre dizia a mim mesmo “não consigo emagrecer”

Primeiro deixe eu compartilhar minha história, acredito que você vai se identificar com alguns fatos.

Eu nem sempre fui gordo, comecei a engordar depois da adolescência, meu peso começou a subir ano a ano, graças a cerveja, doces, muito carboidrato refinado e gorduras ruins.

Com o tempo a barriga começou a crescer e a cara ficando redonda igual uma Trakinas.

Eu era um cara tímido, introspectivo e a minha aparência não estava ajudando na minha auto-estima.

Procurei uma academia e comecei a treinar, mas naquele esquema, vai um mês certinho, daí falta um dia, falta dois dias, uma semana e quando vê já era.

Para piorar cometi os erros básicos que todos que começam na academia cometem:

  • Treinar errado, sem intensidade e técnica não fazendo diferença nenhuma;
  • Achar que por estar na academia podia comer sem culpa;
  • Achar que está ganhando músculos e ficando “mais pesado”;
  • Já que treinei “pesado” hoje não preciso ir amanhã;
  • Depois de um tempo vinha a frustração por não ter resultados rápidos e parava de vez com academia.

Enfim, devido a esta situação, entrar na academia só piorou a situação e acabei engordando mais ainda.

E com o tempo a sua tolerância e a quantidade de comida acaba aumentando e você acaba comendo e bebendo cada vez mais, engordando e gerando um ciclo vicioso.

Eu levei esta vida até os 35 anos, para mim a comida era uma amiga

Quando eu estava triste, a comida estava lá para me acolher. Quando eu estava feliz, a comida estava por perto para celebrar comigo!

Não importava o estado emocional ou humor que eu estava, a comida e bebida sempre melhoravam as coisas.

O Alerta

Até que um dia veio o alerta!

Em um exame de rotina foi constatado que havia algo errado, após outros exames foi identificado gordura no fígado, também conhecida por esteatose hepática.

Esta não é uma doença grave, mas quando se agrava pode até ocorrer cirrose necessitando um transplante de fígado.

No meu caso estava em um estágio bem avançado, além de todas as taxas como colesterol, triglicerídeos, etc estarem todas alteradas, muito acima do ideal.

Eu estava praticamente desenvolvendo diabetes.

Sei que este caso que estou relatando é muito comum nos dias de hoje, ainda mais que a porcentagem de obesidade segue aumentando.

Só que me senti um lixo devido a estar passando por esta situação devido aos exageros e excessos de comida e álcool.

Claro que tudo isso mudou e eu comecei a perder peso, eu estava determinado e focado, acabei alterando radicalmente minhas escolhas de dieta e exercício.

Com todas estas mudanças, em seis meses perdi 10kg.

Mas..

Eu ainda estava comendo demais, minha luta contra o excesso de comida e a compulsão alimentar pioraram à medida que perdia peso, então eu voltava a ganhar peso.

Você deve estar se perguntando, como isso é possível?

Eu tentei mudar o que eu estava comendo, tentei contar calorias, contar macros (macronutrientes), dieta Low Carb e isso realmente funciona porém sempre surgiam calorias extras engordativas.

Estas calorias extras eram provenientes de coisas simples, como uma fatia a mais de pizza, uma cervejinha a mais ou uma segunda servida da famosa lasanha da mamãe.

Como você pode imaginar, estas calorias extras foram suficientes para me manter em constante aumento de peso.

Fiz novas mudanças, eu fui incrivelmente rigoroso com minha dieta do dia-a-dia. Por causa dessa extrema atenção aos detalhes, as calorias a mais diminuíram tremendamente.

Mas de repente acontecia o pior, devido a esta restrição exagerada tinha dias que eu mandava tudo para o inferno e comia uma quantidade absurda de porcarias.

Às vezes eu conseguia ficar uma semana inteira, duas semanas sem um único deslize. Eventualmente, no entanto, eu perdia o controle e comia muito mesmo.

O que eu mais gostava de fazer era no domingo me empaturrar no almoço e mais tarde pegar salgadinhos, chocolates, refrigerante e assistir um filme no cinema ou mesmo em casa no Netflix.

Eu compartilho tudo isso para dizer que sei o que é se sentir descontrolado com a comida, especialmente quando você está tentando perder peso, sei o que é fazer várias tentativas e experimentar várias dietas sem um resultado efetivo.

Mudança de hábito

Eu sei que perder peso não é fácil, mas superar seu desejo de comer em excesso só é possível com mudanças de hábitos.

São essas mudanças que alteram seu relacionamento com a comida e fazem a perda de peso ficar mais fácil do que nunca!

Levei um longo tempo para perceber a verdade nesse parágrafo acima.

Em pouco tempo, meu relacionamento com a comida melhorou muito, e manter um corpo saudável foi mais fácil do que eu imaginava!

Eu estava no controle da comida, não o contrário.

Aqui vou lhe passar 3 razões simples pelas quais você não consegue parar de comer e fica dizendo a si mesmo: não consigo emagrecer.

Você também vai descobrir o que vai fazer você parar de uma vez por todas de comer em excesso.

Razão # 1 – Você não sabe o quanto está realmente comendo

Esta razão parece bastante óbvia, especialmente para as pessoas que não estão fazendo dieta ou prestando atenção no que comem.

Infelizmente, mesmo de dieta você acaba comendo demais sem saber, apesar de dar atenção às escolhas dos alimentos.

A maioria das pessoas começa a perder peso simplesmente fazendo escolhas alimentares “mais saudáveis“, é um ótimo primeiro passo, mas ainda não garante perda de peso, pois ainda existe a possibilidade de ter calorias escondidas.

Por exemplo, digamos que você vá jantar fora com sua família, você está tentando perder peso, então a sua habitual pizza não é a melhor escolha.

Depois de analisar o cardápio por alguns minutos, você pede salada e arroz integral!

Não consigo emagrecer

É fácil supor que salada é sempre a melhor escolha, mas essa comparação chocante prova que nem sempre é verdade. Você pode ver que duas fatias pequenas de pizza de pepperoni tem menos calorias que uma salada de legumes com arroz.

  • 2 fatias de Pizza Hut pepperoni (180 calorias)
  • Salada vegetariana com arroz integral (430 calorias)

Mas não precisa ficar feliz por causa da pizza, a salada com certeza é a melhor escolha, o problema de calorias extras provêm dos molhos e temperos utilizados.

Mas sem saber as informações sobre os alimentos, as pessoas nem percebem que estão consumindo calorias a mais.

Solução

Tenha em mãos informações sobre os alimentos, ou anote o que você comeu para ter um controle da sua ingestão diária de calorias.

O simples ato de registrar estas informações repetidamente já vai melhorar seus resultados de perda de peso, pois cria consciência e responsabilidade em torno de suas escolhas alimentares.

O registro também pode revelar que alguns alimentos “saudáveis” que você está comendo estão repletos de calorias que impedem você de perder peso.

Eu particularmente gosto de usar o MyFitnessPal (tanto o aplicativo como o site) para acompanhar a minha alimentação.

No entanto, o mais importante não é método/software que você gosta ou usa mas realmente fazer os registros.

Escolha um método e registre com precisão, honestidade e consistência.

Razão # 2 – Você restringe demais os alimentos

 

Não consigo emagrecer

A maioria das pessoas quando decide emagrecer, também decide que vai parar de comer, vai parar com, pão, açúcar, refrigerantes, cerveja, etc. preferencialmente tudo de uma vez.

Pense na última vez que você tentou perder peso…

Eu aposto que uma das primeiras coisas que você fez foi reduzir drasticamente os alimentos “lixo” que você estava comendo.

Se você é como a maioria das pessoas (eu incluído), então você provavelmente tentou eliminar TODOS os alimentos “ruins” de uma vez!

Forçado a sobreviver com carne, saladas e água com limão.

Bem … quanto tempo isso durou? Exatamente – não deve ter durado muito.

O maior problema com a restrição de alimentos é que você não está psicologicamente preparado para esta situação, você começa a ficar triste, chateado, até mesmo com raiva devido a vontade de comer as coisas que você gosta.

Isso também acaba afetando a sua relação com amigos e familiares, você passa a não querer participar dos eventos por causa da comida, e quando participa não gosta da pressão das pessoas para que você coma.

Claro, você vai ficar mais saudável fisicamente, mas sua saúde social e emocional ficará muito ruim, e você provavelmente vai acabar desistindo da dieta e vai proferir frases do tipo:

  • Prefiro ser feliz, invés de passar fome.
  • Só se vive uma vez, tem que aproveitar.

Isso ocorre por que você está há muitos anos, praticamente sua vida inteira comendo errado e de repente você decide radicalizar e parar de comer.

Obviamente a sua mente vai fazer de tudo para que você não consiga prosseguir com este plano maligno.

Solução

Faça a famosa reeducação alimentar, que nada mais é do que executar o mesmo plano de antes, porém de forma gradual.

Se você toma refrigerantes e come doces todos os dias, tente diminuir a frequência, dê preferência ao fim de semana.

Se você gosta de pães e bolos, experimente menos quantidades e versões integrais, faça seu sanduíche com um pão menorzinho, porém com mais frango ou ovo, até mesmo mais tomate e alface. Seu sanduíche vai continuar delicioso, porém vai ter uma melhora absurda nos nutrientes e calorias.

Elimine aos poucos o açúcar do café ou chá e gradativamente seu corpo vai se acostumando a comer menos açúcar. Garanto que em poucos meses coisas muito açucaradas não vão ser tão agradáveis.

Estas dicas realmente funcionam, não é preciso nem pesquisar muito, pois se você pensar um pouco é uma coisa óbvia e lógica isso funcionar.

Com o que vimos até aqui, você não vai mais ficar alienado e enxergar alimentos bons ou ruins, mas alimentos mais ou menos nutritivos.

A questão emocional também vai melhorar, pois você não vai estar ansioso ou se segurando para não comer, vai estar mais tranquilo e não terá problemas em consumir os alimentos corretos. Por exemplo:

Em um churrasco você vai poder comer carne à vontade, alguma salada e beber um refrigerante light, com tranquilidade vai evitar massas, batatas e pães.

Quando for a uma pizzaria vai saber escolher as pizzas menos calóricas e mais nutritivas, pode pedir uma salada para acompanhar e lhe manter mais saciado, beber uma taça de vinho é uma ótima alternativa a várias cervejas.

E quando você estiver efetivamente:

  • Comendo com déficit de calorias;
  • Comendo muita proteína;
  • Comendo menos alimentos processados.

Não vai ser um doce ocasional que vai afetar sua dieta, lógico que estamos falando de sorvete light, gelatina, frutas com creme de leite light ou um chocolate meio amargo.

Na verdade, você provavelmente vai acabar tendo uma MELHOR saúde mental, menos estresse e preocupação com suas escolhas alimentares.

Razão # 3 – Você fazendo uma dieta com muito poucas calorias

 

Não consigo emagrecer

Agora que você entendeu a importância das calorias para ganhar e perder peso, pode surgir um novo problema …

Você deve imaginar que se comer menos ainda e fazer mais exercícios, você vai te muito mais resultado, pois seu déficit calórico vai aumentar.

Intuitivamente, essa idéia faz sentido

O problema é que a maioria das pessoas pensa que nossos corpos são simplesmente máquinas que absorvem energia dos alimentos, usam essa energia e em seguida estocam o resto como gordura.

Na realidade, o corpo humano é um sistema incrivelmente complexo e com alto poder de adaptação, pois a prioridade do corpo não é a sua estética mas sobreviver.

Por exemplo, à medida que você diminui suas calorias e aumenta drasticamente os exercícios, seu corpo provavelmente irá reagir se ajustando e aumentando seu apetite, pois ele entende que você está gastando muita energia e ingerindo poucos alimentos.

O grau em que seu corpo faz esses ajustes é individual e dependerá da sua genética, tempo de dieta, idade e nível atual de magreza.

Aqui está um exemplo para explicar o fenômeno de forma mais clara:

Você não é muito paciente e acha que está perdendo peso de forma muito lenta, então você decide acelerar o processo e após fazer os cálculos descobre que vai ter que consumir 1.300 calorias por dia para perder mais de 1 Kg por semana.

Nas primeiras duas semanas você vai perder peso rápido e se sentir com mais energia e disposição.

Ao longo do tempo, as coisas começam a ficar problemáticas, na terceira semana sua fome está fora de controle, a sua energia acabou e não adianta aumentar a ingestão de café.

A pior parte, no entanto, é que você começa a perder massa magra e parar de perder peso.

Então, como você é muito esperto, na outra semana está chateado e decide restringir ainda mais, começando o mesmo ciclo de novo.

Esta experiência é mais comum do que você imagina, muitas pessoas ficam entusiasmadas com os resultados, e com essa excitação fazem mudanças drásticas na esperança de ter resultados mais rápidos.

Infelizmente, isso muda seu corpo para o “Modo Alerta“, onde ele começa a diminuir as funções metabólicas e envia os sinais cerebrais para comer mais e se mover menos, por isso a fome a preguiça.

Solução

Faça uma dieta com déficit moderado de calorias e seja paciente. Antes mesmo de pensar em perder peso, você precisa entender que não existe dieta de emagrecimento rápido de forma saudável.

Se o seu plano é “enganar” seu corpo para perder peso rapidamente, restringindo severamente as calorias e fazendo quantidades ridículas de exercícios, você está se preparando para a FALHA TOTAL .

Mesmo que isso funcione no início, você vai acabar perdendo massa muscular, ficando flácido, sem energia e colocando sua saúde em risco.

O ideal é manter um déficit calórico moderado de cerca de 20-25% abaixo da TMB (Taxa Metabólica Basal), isso será suficiente para criar um déficit para perder peso sem afetar seu metabolismo.

Taxa Metabólica Basal é o seu gasto calórico normal para manter seu corpo funcionando. Existem vários sites e fórmulas para calcular isso!

Quanto aos exercícios tente fazer seu treino da forma mais correta e intensa possível.

Conclusão

Com certeza você vai se identificar com alguma situação acima.

Comer em excesso não é divertido ou saudável, nenhuma pessoa gosta de fazer isso e sempre se arrepende após cometer excessos.

Infelizmente existem muitas pessoas fora de controle com seus hábitos alimentares e sempre acabam comendo demais e engordando de forma exagerada.

É por isso que, quando se trata de nutrição e interromper o consumo excessivo, o conhecimento é a solução ideal.

Ter uma compreensão básica de como as calorias e os macros funcionam, como o corpo responde aos alimentos e como você se sente ao comer certos alimentos vai lhe dar um controle total sobre sua saúde.

Você não precisa recorrer a dietas malucas, restrição louca de alimentos ou isolamento total dos eventos sociais.

Em vez disso, você pode ser flexível e ajustar sua dieta de acordo com seus objetivos específicos.

Então não vai mais precisar se lamentar e ficar dizendo a si mesmo não consigo emagrecer.